A Assembleia Municipal de Lagos na Sessão Ordinária de abril/2025, realizada no dia 29 de abril aprovou, por maioria, uma Moção de Saudação ao 25 de abril: Liberdade, Democracia e Paz - Ontem, Hoje e Sempre, apresentado pelo Grupo Municipal do PS:
"O 25 de Abril de 1974 marca o nascimento da Democracia em Portugal. É a alvorada da Liberdade, conquistada com coragem por militares de Abril, abraçada pelo povo nas ruas, construída no dia-a-dia por gerações que acreditaram na possibilidade de um país mais justo, mais livre e mais solidário.
Antes de Abril, vivia-se no silêncio, no medo, na ausência de direitos e na constante repressão. Com a Revolução, abriram-se as portas à dignidade humana: o direito de votar e ser eleito, a liberdade de expressão, de imprensa, de associação e manifestação, a criação do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública democrática e universal, a proteção laboral, o poder local democrático, entre tantos outros avanços civilizacionais que são hoje pilares da nossa vida em sociedade.
No ano em que celebramos os 51 anos do 25 de Abril, não podemos deixar de olhar para o presente com preocupação. Num mundo marcado por conflitos armados, pelo crescimento da intolerância, do populismo e da desinformação, os valores da Liberdade e da Paz — que a Revolução dos Cravos nos trouxe — estão de novo ameaçados.
O direito dos povos à autodeterminação, o direito das crianças a crescerem em segurança, das famílias a viverem com dignidade, das nações a existirem em soberania e paz, são conquistas que exigem vigilância e ação. A Democracia não é um dado adquirido;
é uma construção contínua, feita do compromisso de todas e todos com a justiça, a igualdade e a liberdade.
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lagos, em sessão ordinária de 28 de abril de 2025, delibera:
Porque Abril é de todos e para todos, não basta comemorá-lo — é preciso vivê-lo e defendê-lo todos os dias.
02 maio 2025
02 maio 2025