Combate ao Narcotráfico

Combate ao Narcotráfico

  • Data : 08 de janeiro de 2026

Combate ao Narcotráfico

A Assembleia Municipal de Lagos na sua Sessão Ordinária de dezembro/2025, realizada no dia 29 de dezembro de 2025 aprovou, por unanimidade, uma Moção sobre o combate ao Narcotráfico, esta Moção foi apresentada pelo Grupo Municipal do CHEGA.

"Considerações:

 

Recentemente, em 2025, a Polícia Judiciária (PJ) informou sobre o aumento da insegurança e a minúcia das redes de narcotráfico marítimo na região do Algarve, com utilização de armas de calibre de guerra e lanchas rápidas.

 

O pais registou, em 2024, o maior volume de apreensão de cocaína da sua história (cerca de 22,5 toneladas), estando Portugal como rota importante no narcotráfico internacional.

 

Na área geográfica de Lagos verificou-se um aumento da criminalidade: entre janeiro e Julho (num ano recente), a criminalidade geral subiu 17,1% e a criminalidade violenta e grave 6,1%, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP) para o distrito de Faro.

 

Operações policiais recente visaram diretamente Lagos: por detenção de indivíduos por tráfico de droga e apreensão de substâncias ilícitas, armas e grandes quantias de dinheiro.

 

A junção destes fatores representa uma ameaça direta à segurança pública, à ordem e tranquilidadfe da população local, bem como ao bom nome de Lagos como destino turístico.

 

Observamos ainda a oferta e venda de droga a céu aberto no centro de Lagos (basta circular pelo centro de Lagos).

 

Considerando, ainda, que a comunidade merece viver num ambiente seguro, em que os jovens e a população em geral possam circular, estudar, trabalhar e conviver sem o receio de violência, tráfico ou atividades criminosas associadas ao narcotráfico.

 

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lagos delibera

  • Apelar ao Ministério da Administração Internam à PSP, à PJ e à Autoridade Marítima Nacional para reforçarem os meios humanos e materiais ao serviço do Concelho de Lagos, com vista ao combate ao narcotráfico e à criminalidade que estão associadas;
  • Solicitar o aumento do patrulhamento costeiro e urbano, incluindo em zonas criticas como áreas isoladas da costa, Marina de Lagos, zonas de turismo noturnos, bairros vulneráveis e junto às escolas
  • Colocação de Câmaras de vigilância em zonas críticas de atuação dos narcotraficantes, nomeadamente junto às escolas
  • Recomendar à Câmara Municipal de Lagos, promoção de iniciativas de prevenção e sensibilização junto da comunidade escolar, pedindo apoio aos cuidados de saúde primários e saúde pública;
  • Criar elo de ligação permanente entre a Autarquia e as forças de segurança, permitindo monitorização da evolução da criminalidade no Concelho e que a Assembleia Municipal seja informada;
  • Requerer ao Governo a avaliação de reforços legislativos e operacionais para combater o narcotráfico no Algarve.

 

Dar conhecimento desta Moção às seguintes entidades:

Primeiro-Ministro, Ministério da Administração Interna, Ministério da Justiça, Policia de Segurança Pública, Policia Judiciária, Capitania do Porto de Lagos, Câmara Municipal de Lagos.

 

A Assembleia Municipal reafirma o seu compromisso com a defesa da segurança e proteção da população lacobrigense e pretende que esta moção seja um passo essencial para enfrentar e acabar com o avanço do narcotráfico no Concelho de Lagos."