A Assembleia Municipal de Lagos na Sessão Ordinária de abril/2025, realizada no dia 29 de abril aprovou, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco, apresentado pela Sra. Presidente da Assembleia Municipal, Maria Joaquina Matos:
"Faleceu no passado dia 21 de abril de 2025, na cidade do Vaticano, aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, eleito Papa a 13 de março de 2013.
266.º Papa da Igreja Católica, escolheu para si o nome papal de Francisco, como referência a S. Francisco de Assis, pela simplicidade e dedicação aos mais pobres.
Na sua primeira aparição pública, na Praça de São Pedro, referiu que o Conclave tinha elegido um cardeal que vinha quase do fim do mundo, Buenos Aires - Argentina. 1.º Papa da América Latina.
Não escolheu viver no Palácio Papal do Vaticano e pediu que apenas o nome Franciscus fosse inscrito no seu túmulo.
O Papa Francisco ficará conhecido pela sua humildade e simplicidade.
Foi um Papa reformista na Igreja, nomeadamente nas situações de abuso sexual por parte de elementos do Clero, tornando obrigatórias a denúncia e a responsabilização aos que omitiam o conhecimento dessas situações.
O Papa Francisco pôs na agenda a importância da valorização do papel da Mulher no mundo e também na organização e na vida da própria Igreja Católica.
Assumiu-se ao longo dos 12 anos do seu pontificado não só como líder da Igreja Católica, mas também uma voz influente no mundo, ganhando respeitabilidade pela sua abordagem progressista, inclusiva e acolhedora, uma presença de acolhimento e conforto para todas e todos sem distinção de origem, posição social ou credo
Foi uma voz forte na afirmação e na defesa dos Direitos Humanos, na defesa da Paz, pela Concórdia e pelo Diálogo, pela proteção aos marginalizados e esquecidos deste mundo nomeadamente os migrantes e refugiados.
Deixa-nos um legado inspirador que nunca será esquecido e que será venerado.
Foi um Homem Bom, que a Todos, Todos, Todos, respeitou e acolheu.
Assim, a Assembleia Municipal, reunida em Sessão Ordinária no dia 29 de abril de 2025, apresenta um Voto de Pesar pelo falecimento do Papa Francisco e cumpre um minuto de silêncio em sua memória.
27 junho 2025