Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. José da Glória Santos

Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. José da Glória Santos

  • Data : 08 de janeiro de 2026

“Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. José da Glória Santos”

A Assembleia Municipal de Lagos na sua Sessão Ordinária de dezembro/2025, realizada no dia 29 de dezembro de 2025 aprovou, por unanimidade, um Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. José da Glória Santos, este voto de Pesar foi apresentado pelo Grupo Municipal da AD.

"O Grupo Municipal da AD – PSD/CDS na Assembleia Municipal de Lagos expressa, através deste voto de pesar, o seu mais profundo reconhecimento pelo legado de José da Glória Santos, uma figura incontornável da tradição pesqueira e da ligação dos lacobrigenses ao mar.

 

José da Glória Santos, também conhecido carinhosamente por Zé Bala, foi, durante décadas, o rosto e a alma da Arte Xávega na Meia Praia, assumindo o papel de mestre de uma das mais antigas e emblemáticas tradições piscatórias do nosso território. Foi uma figura que simbolizou a transmissão, de geração em geração, de dedicação e respeito pelo mar, mantendo viva uma prática ancestral que é, simultaneamente, património cultural, memoria coletiva e identidade local.

 

Zé Bala foi também um gomem da comunidade. A sua presença na praia a orientar os trabalhos desta Arte foi partilhada entre gerações de residentes e visitantes que vinham celebrar este momento em comunhão.

 

O seu desaparecimento representa uma perda irreparável para o nosso Concelho, para a comunidade e para todos aqueles que reconhecem a importância de preservar este património imaterial lacobrigense.

 

Assim, a Assembleia Municipal de Lagos, na sua Sessão Ordinária de 29 de dezembro de 2025, delibera:

 

  1. Manifestar publicamente o nosso profundo pesar pelo falecimento de José da Glória Santos;
  2. Endereçar à família as mais sentidas condolências;
  3. Prestar homenagem à sua memoria com um minuto de silêncio, reconhecendo o seu contributo ímpar para a preservação da Arte Xávega e do seu enquadramento na identidade cultural da Meia Praia e de Lagos;
  4. Recomendar à Comissão de Toponímia a atribuição do nome de José da Glória Santos a um arruamento da zona da Meia Praia;
  5. Dar nota destas deliberações aos Órgãos de Comunicação Social locais, regionais e nacionais."